Notícias | 24 Janeiro, 2025
A EMT Madrid está a investir em hidrogénio verde e a CaetanoBus entregou os primeiros 10 autocarros elétricos movidos a hidrogénio
CaetanoBus entrega 10 autocarros a hidrogénio para EMT Madrid
O operador de transportes públicos da capital espanhola - EMT Madrid - realizou um evento na semana passada intitulado “Liderança em Hidrogénio Verde - aplicação de ciclo integral para o transporte público”, onde a EMT Madrid apresentou os seus mais recentes autocarros elétricos movidos a hidrogénio da CaetanoBus
Estes 10 autocarros, que estão prestes a começar a operar em Madrid, reforçam a estratégia de frota totalmente livre de emissões adotada pela EMT Madrid há alguns anos e estabelecem um novo marco importante para a mobilidade a hidrogénio em Espanha, além de consolidar a posição da CaetanoBus como pioneira em tecnologia em Espanha e na Europa, tendo já vendido mais de 200 unidades a várias cidades europeias, principalmente na Alemanha, Espanha, França, Portugal e Itália, e muito em breve na Áustria. Além disso, esta encomenda reforça a parceria da CaetanoBus com operadores de autocarros relevantes no campo do hidrogénio, como pudemos observar no evento organizado pela EMT Madrid sobre a importância do hidrogénio verde no transporte público.
Para a EMT Madrid, a introdução destes primeiros 10 autocarros Caetano FC representa também um forte passo em frente em direção à descarbonização. O objetivo é ter, até 2030, toda a frota da EMT a funcionar com emissões nulas. Os autocarros serão abastecidos na primeira infraestrutura pública de hidrogénio verde numa capital europeia, capaz de abastecer cada autocarro em menos de 15 minutos com hidrogénio verde produzido no local através de um eletrólito PEN capaz de produzir 18 kg/h. Estes autocarros permitirão também uma operação contínua de 20 horas por dia.
Estas primeiras 10 unidades da Caetano representam também uma forte aposta e investimento na diversificação de tecnologias de emissões nulas e uma solução complementar ao investimento anterior em autocarros elétricos a bateria. Apesar das questões relacionadas com a tecnologia do hidrogénio, os autocarros a hidrogénio continuarão a desempenhar um papel importante em viagens mais longas e como alternativa aos autocarros puramente elétricos a bateria. O Caetano H2.City Gold operará na rota 145.
Nuno Lago de Carvalho, CCO da CaetanoBus salienta que: “Espanha é um mercado chave para a CaetanoBus, e estamos muito satisfeitos por entregar mais 10 unidades do nosso H2.City Gold a um operador de transporte público tão estratégico e importante como a EMT Madrid. A mobilidade a hidrogénio é fundamental para descarbonizar grandes frotas de autocarros e é crucial para grandes operadores europeus como a EMT Madrid combater as alterações climáticas e cumprir as metas estabelecidas pela Comissão Europeia.”