Notícias | 20 Março, 2024

CAETANOBUS ENTRA NO MERCADO AUSTRÍACO AO SER ESCOLHIDA PARA FORNECER AUTOCARROS ELÉTRICOS A HIDROGÉNIO PARA VIENA

A CaetanoBus, um dos principais fabricantes de soluções de transporte sustentáveis, continua a orientar a transição para a mobilidade com zero emissões através da mobilidade a hidrogénio, com o seu mais recente contrato para a entrega de 10 unidades H2.City Gold na Áustria. A Wiener Linien, um dos mais importantes operadores de transportes públicos da Áustria, atribuiu à CaetanoBus o seu primeiro contrato no país para autocarros elétricos movidos a hidrogénio, assinalando um marco significativo na expansão da empresa pela Europa.

A CaetanoBus, que conta já com mais de 150 autocarros elétricos a hidrogénio comercializados na Europa, vê agora mais uma capital europeia adotar a mobilidade a hidrogénio e escolher a CaetanoBus para fornecer os seus autocarros Hydrogen Fuel Cell. Estes autocarros, que são os primeiros autocarros a hidrogénio da CaetanoBus na Áustria, serão equipados com a pilha de células de combustível de 2ª geração da Toyota, com uma potência nominal de 70 kW.

É importante referir que os OEMs pré-selecionados apresentaram autocarros de demonstração para testes intensivos por parte da Wiener Linien como parte do processo de concurso internacional e o excelente desempenho e o menor consumo de hidrogénio do Caetano H2.City Gold foi reconhecido como um fator muito positivo para a seleção.

Os autocarros H2.City Gold irão revolucionar o transporte ao longo da movimentada Linha 39A de Viena, uma das principais rotas da cidade. Reconhecida pelo seu percurso difícil, distâncias curtas entre paragens e elevado volume de passageiros, a Linha 39A representa uma montra ideal para as capacidades dos autocarros elétricos a hidrogénio. A decisão da Wiener Linien de fazer a transição desta rota chave para o hidrogénio sublinha a adequação e a resiliência dos autocarros elétricos a hidrogénio em rotas mais difíceis.

A estratégia do Vienna Utilities Group é cobrir toda a cadeia de valor, desde a produção de hidrogénio verde até ao transporte, reabastecimento e utilização - tudo dentro do Grupo, e a CaetanoBus orgulha-se de contribuir, e fazer parte, desta estratégia como um importante stakeholder. Nuno Lago de Carvalho, Diretor Comercial da CaetanoBus, destaca: "Estamos muito satisfeitos por embarcar nesta viagem inovadora com a Wiener Linien, introduzindo pela primeira vez na Áustria os nossos autocarros elétricos a hidrogénio. Este contrato para a entrega de autocarros elétricos a hidrogénio reforça a presença global da CaetanoBus nos ecossistemas de hidrogénio e reafirma o nosso compromisso em desenvolver soluções inovadoras para a mobilidade sustentável."