Notícias | 12 Outubro, 2023

CAETANOBUS LIDERA O MERCADO EUROPEU DE AUTOCARROS A HIDROGÉNIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2023 E APRESENTA EM BRUXELAS A MAIS RECENTE GERAÇÃO DO H2.CITYGOLD

A mobilidade a hidrogénio é cada vez mais uma realidade e o fabricante português pioneiro na mobilidade com Zero Emissões liderou as vendas de autocarros elétricos movidos a hidrogénio na Europa. No primeiro semestre de 2023, detinha uma quota de mercado de 32% com autocarros elétricos movidos a hidrogénio entregues à Alemanha, França, Espanha e Portugal.

A CaetanoBus está a reforçar a sua posição como um dos líderes europeus na venda de autocarros elétricos movidos a hidrogénio, demonstrando a sua dedicação à transição energética e à descarbonização de várias cidades da Europa. Neste contexto, a CaetanoBus emergiu como uma empresa de destaque e pioneira na produção de autocarros movidos a hidrogénio, com o lançamento do seu primeiro autocarro em 2020. Atualmente, a CaetanoBus apresenta em Bruxelas inovações emocionantes no domínio da mobilidade a hidrogénio.

O mercado alemão, reconhecido pela sua liderança em mobilidade sustentável, continua a ser um dos mais desenvolvidos em ecossistemas de hidrogénio. No entanto, é igualmente notável o interesse crescente de outros países europeus e a CaetanoBus estabeleceu recentemente contratos com importantes operadores de transportes europeus, assinando o maior acordo-quadro de sempre na Europa para autocarros elétricos movidos a hidrogénio com a Deutsche Bahn na Alemanha, um acordo-quadro para Estrasburgo em França, contratos de fornecimento para EMT Madrid em Espanha, Bolzano em Itália, Cascais em Portugal e mais recentemente para Leverkusen na Alemanha.

A CaetanoBus apresenta agora na Busworld em Bruxelas o Caetano H2.CityGold com a nova geração de Toyota Fuel Cell Stack ainda mais eficiente e potente. A equipa da CaetanoBus Engenharia está também a inovar ao implementar um sistema de recuperação de calor que transfere o calor libertado pela pilha de células de combustível durante o funcionamento para o interior do veículo melhorando o desempenho de aquecimento durante o inverno com grande impacto na redução da conceção energética, o que irá conduzem diretamente a um menor consumo de hidrogénio e melhoram o TCO (Total Cost of Ownership) de uma frota Caetano Hydrogen. A Caetano H2.CityGold é reconhecida no mercado pelo seu menor consumo de hidrogénio, pelo que a CaetanoBus segue consistentemente o compromisso de desenvolver soluções de mobilidade sustentável. O mais novo veículo também oferece bateria com capacidade de 44 a 80 kWh para proporcionar flexibilidade adicional aos operadores com maior velocidade média em suas rotas.

A CaetanoBus apresenta também em Bruxelas o recentemente anunciado desenvolvimento conjunto de um autocarro movido a hidrogénio com a Temsa. Mais um importante passo em frente no desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentável para ampliar os ecossistemas de hidrogénio na Europa, desta vez para operações de longa distância.

A colaboração entre a CaetanoBus e a Temsa levou ao desenvolvimento de um excecional autocarro elétrico movido a hidrogénio que pode ser reabastecido com hidrogénio a 350 ou 700 bares (H2 Dual System) oferecendo uma flexibilidade única para o operador reabastecer o veículo em qualquer reabastecimento de hidrogénio disponível. estação na rota sem qualquer restrição. Outra característica importante deste autocarro H2 é a autonomia com um único reabastecimento de até 1000 kms.

Bruxelas acolhe também esta semana a Conferência ZEB e o CCO e membro da Comissão Executiva da CaetanoBus, Nuno Lago de Carvalho, é um dos oradores especiais que irá aprofundar a temática da economia da mobilidade a Hidrogénio, vantagens dos Autocarros a Célula de Combustível e explorar estratégias para criar modelos de negócio fortes e sustentáveis, bem como abordagens de financiamento inovadoras que mudem a dinâmica da propriedade de ativos, através da oferta One Stop Shop que apoiará ainda mais os ecossistemas de hidrogénio na Europa.