Notícias | 13 Setembro, 2023

CAETANOBUS e TEMSA colaboram para lançar um autocarro elétrico a hidrogénio em 2024

Liderando o caminho na mobilidade a hidrogénio para turismo de longa distância com uma parceria perfeita. A CaetanoBus e a Temsa uniram-se para desenvolver em conjunto um autocarro a hidrogénio com características sem precedentes em termos de adequação ao propósito, conforto, autonomia e flexibilidade.

Em resposta à crescente procura por soluções de transporte sustentável, onde autocarros elétricos a hidrogénio já provaram a sua fiabilidade e flexibilidade operacional, a CaetanoBus e a Temsa estão comprometidas em dar resposta à procura europeia no segmento de longa distância, onde a mobilidade a hidrogénio é imperativa. Numa colaboração histórica, selada esta semana na sede da CaetanoBus em Portugal, a CaetanoBus, uma força pioneira na integração de sistemas de hidrogénio na Europa e na implantação de autocarros, e a Temsa, um OEM reconhecido globalmente especializado em autocarros de longa distância e turismo, uniram-se para criar uma solução inovadora adaptada às necessidades de viagens e turismo de longa distância.

A CaetanoBus destaca-se como uma verdadeira pioneira no panorama dos autocarros a hidrogénio europeus, tendo já assegurado inúmeras vendas do seu modelo urbano a hidrogénio para cidades em vários países europeus, incluindo Alemanha, França, Espanha, Dinamarca, Itália e Portugal. O seu recente reconhecimento como o principal vendedor europeu de autocarros a hidrogénio no primeiro semestre de 2023 solidifica ainda mais a sua liderança neste segmento com tecnologia de células de combustível da Toyota. O profundo conhecimento da empresa no setor do hidrogénio e a sua familiaridade com os requisitos do turismo fazem dela um parceiro ideal neste empreendimento notável. A CaetanoBus também possui um grande conhecimento dos requisitos operacionais dos autocarros, uma vez que é a fabricante da frota de autocarros National Express no Reino Unido, bem como de vários operadores no mercado ibérico. A TEMSA, um nome reconhecido na indústria de autocarros e autocarros, construiu a sua reputação, especialmente no domínio dos autocarros de longa distância e turismo. Até à data, a TEMSA produziu mais de 130.000 veículos e exportou mais de 15.000 veículos para quase 70 países em todo o mundo. Apesar de já ter uma presença estabelecida no segmento de autocarros elétricos, a TEMSA está agora a expandir o seu portfólio para incluir uma outra adição inovadora de zero emissões em conjunto com a CaetanoBus. Este novo autocarro a hidrogénio terá elevados padrões de qualidade e conforto, ao mesmo tempo que alcança níveis de autonomia prolongada, conforme necessário neste segmento.

A colaboração entre a CaetanoBus e a TEMSA levou ao desenvolvimento de um autocarro elétrico a hidrogénio excepcional que funcionará com hidrogénio reabastecido a 350 ou 700 bares (Sistema Duplo de H2), oferecendo uma flexibilidade única ao operador para reabastecer o veículo em qualquer estação de abastecimento de hidrogénio disponível na rota, sem qualquer constrangimento. Outra característica importante deste autocarro H2 é a autonomia com um único abastecimento de até 1000 km, que pode variar dependendo da operação e das condições meteorológicas. O primeiro autocarro a ser lançado em 2024 será de 2 eixos, baseado na versão elétrica do Temsa HD12, para acelerar o tempo de entrada no mercado em pré-série em 2024 e produção em série a partir de 2025, mas o autocarro de 3 eixos também faz parte dos planos imediatamente a seguir. Estes autocarros de zero emissões são projetados para atender às demandas específicas de viagens de longa distância e turismo, com soluções inovadoras que abordam diretamente as necessidades do mercado de transporte coletivo de zero emissões em rotas prolongadas.

Para aprofundar o conhecimento sobre este revolucionário autocarro a hidrogénio, não perca a oportunidade de visitar os stands da CaetanoBus e da TEMSA na BusWorld 2023. Este evento de primeira linha proporcionará uma oportunidade exclusiva para explorar em primeira mão as características e vantagens de vanguarda desta solução pioneira, moldando o futuro das viagens de autocarro sustentáveis e confortáveis.