Notícias | 5 Fevereiro, 2023

A Carris atribui à CaetanoBus mais 30 autocarros elétricos para integrar a sua frota em Lisboa. 

Carris awards to CaetanoBus more 30 electric buses to integrate its fleet in Lisbon 

A Carris atribuiu 30 novos autocarros elétricos e.City Gold da CaetanoBus, num contrato no valor de 12,7 milhões de euros. Estas unidades serão o segundo lote de autocarros elétricos e.City Gold para a Carris.

Após uma longa história de cooperação entre as duas empresas, temos o prazer de anunciar que a Carris adquiriu 30 novos autocarros elétricos e.City Gold da Caetanobus, num contrato no valor de 12,7 milhões de euros.

Os autocarros terão uma nova versão de baterias, com maior capacidade, o que permitirá ao operador realizar as diferentes e exigentes rotas da cidade sem a necessidade de recargas intermediárias ao longo do dia. Além disso, os veículos serão equipados com o sistema de ar condicionado mais recente, sistemas de apoio à segurança de condução para o condutor e passageiros - sistema de câmara de visão traseira (substituindo os espelhos), sistemas de aviso da presença de peões, bicicletas e trotinetes em locais de baixa visibilidade em rotas urbanas, eliminando o perigo de pontos cegos, e sistemas de segurança ativos e passivos, como o radar de distância para o veículo da frente, sistema de aviso de mudança de faixa, entre outros.

Estas unidades serão o segundo lote de autocarros elétricos e.City Gold para a Carris, uma vez que já estão em operação 15 unidades desde 2019, no entanto, estes novos autocarros terão algumas novas funcionalidades resultantes da contínua Investigação e Desenvolvimento da CaetanoBus. Assim, uma maior disponibilidade do autocarro, com maior autonomia, conforto e segurança para o condutor, passageiros e demais intervenientes do ecossistema urbano, são as principais características destes 30 novos autocarros, 100% elétricos e 100% fabricados em Portugal.

Nuno Lago de Carvalho, Diretor Comercial da CaetanoBus, destaca: "Estamos orgulhosos por sermos a empresa mais bem posicionada num concurso internacional altamente exigente, onde os autocarros elétricos de bateria da CaetanoBus foram a escolha da Carris. Estamos felizes por merecer, mais uma vez, a confiança da Carris para ajudar no processo de eletrificação da sua frota de autocarros. Estamos também muito satisfeitos por continuarmos a contribuir para um serviço de transporte público mais verde e de maior qualidade em Portugal".

Além dos autocarros, toda a infraestrutura de carregamento também será fornecida, incluindo dezasseis carregadores Siemens SICHARGE UC 100, também fabricados em Portugal (Corroios). O projeto inclui ainda o sistema de monitorização e controlo das instalações de carregamento, que permite uma utilização segura, fiável e eficiente dos equipamentos.