Notícias | 5 Março, 2023

A CaetanoBus e a Deutsche Bahn assinaram o maior acordo-quadro de sempre na Europa para autocarros elétricos a hidrogénio!

CaetanoBus and Deutsche Bahn signed the biggest framework agreement ever in Europe for electric hydrogen-powered buses.

Após um concurso internacional exigente, o operador alemão de transporte público Deutsche Bahn (DB) selecionou a CaetanoBus e já anunciou uma encomenda de 60 unidades do H2.City Gold, que estarão equipadas com a nova geração de pilhas de combustível da Toyota. Os primeiros autocarros entrarão em funcionamento no início de 2024.

Este acordo-quadro vai aumentar as vendas do modelo H2.City Gold da CaetanoBus, o autocarro elétrico a hidrogénio com mais de 110 unidades vendidas para várias cidades europeias na Alemanha, França, Espanha e Portugal. O veículo é resultado de uma parceria entre a Toyota e a CaetanoBus, sendo a primeira empresa na Europa a utilizar a tecnologia japonesa de pilhas de combustível.

O H2.City Gold co-marca é um autocarro padrão de baixo piso e peso leve, com uma carroçaria em alumínio, que a partir de 2024 estará equipado com a nova geração da pilha de combustível da Toyota, com uma potência nominal de 70 kW. A segunda geração do sistema de pilha de combustível da Toyota é mais compacta, leve, ainda mais eficiente e fornece maior densidade de potência do que a geração anterior.

A Toyota começou o desenvolvimento de pilhas de combustível em 1992 e a empresa tem continuado a aprimorar a sua tecnologia de hidrogénio. Os novos módulos de pilha de combustível de segunda geração são agora montados na Europa, nas instalações de Investigação e Desenvolvimento da Toyota Motor Europe em Zaventem, Bruxelas.

Aproveitando esta nova tecnologia, a equipa de engenharia de Investigação e Desenvolvimento da CaetanoBus também melhorou a integração do novo sistema no autocarro, utilizando agora o calor libertado pela pilha de combustível para aquecer mais rapidamente e proporcionar maior conforto ao salão dos passageiros e à cabine do condutor. Com esta atualização do H2.City Gold, a CaetanoBus está também a implementar outras melhorias que vão potenciar o desempenho do veículo, como a redução ainda maior do consumo de hidrogénio e o conforto de condução. Um passo à frente para satisfazer as expetativas dos clientes atuais e futuros.

O H2.City Gold está também equipado com uma pequena bateria de LTO com uma capacidade de 44 kWh e um trem de força com uma potência máxima de 180 kW. O H2.City Gold terá uma autonomia de mais de 500 km, sendo capaz de igualar a autonomia dos autocarros diesel convencionais numa única recarga. A capacidade de passageiros é de até 81 passageiros (34 lugares sentados e 47 lugares em pé), de acordo com o layout definido pela DB.

Estas encomendas representam mais um passo importante para a presença dos autocarros Caetano no mercado alemão, o mais representativo na adoção da mobilidade a hidrogénio. Até agora, e sem contar com este impressionante número de autocarros para a Deutsche Bahn, existem mais de 55 unidades do Caetano H2.City Gold em cidades alemãs, entre unidades entregues e projetos em curso.

Thomas Klaus, responsável por Aquisições de Autocarros da Região da Alemanha da Deutsche Bahn AG, diz: "Com base neste acordo-quadro, a Deutsche Bahn espera ter 60 unidades do H2.City Gold da CaetanoBus em operação até 2026. Os autocarros elétricos a hidrogénio são abastecidos mais rapidamente do que as bater

ias de um autocarro puramente elétrico são carregadas, e a sua longa autonomia é claramente a grande vantagem desta tecnologia para substituir os autocarros a diesel e promover uma transição suave das nossas operações."

Nuno Lago de Carvalho, Diretor Comercial da CaetanoBus, destaca: "Estamos felizes por sermos a empresa mais bem posicionada num concurso internacional altamente exigente, onde a equipa da CaetanoBus foi recompensada com a escolha da Deutsche Bahn, um dos operadores de autocarros mais importantes da Europa. Mas além disso, estamos orgulhosos do nosso papel ativo na descarbonização sustentável do setor de transportes públicos na Europa, utilizando a tecnologia do hidrogénio para alcançar a neutralidade carbónica e ajudar a concretizar uma economia do hidrogénio."