Notícias | 5 Maio, 2023

A CaetanoBus torna-se líder do mercado espanhol de autocarros movidos a hidrogénio ao ser premiada do fornecimento dos primeiros 10 autocarros a hidrogénio da EMT Madrid

Caetanobus becomes Spain's market leader in hydrogen-powered buses as it has been awarded to supply EMT Madrid's first 10 hydrogen-powered buses

O operador de transporte público da capital espanhola - EMT Madrid - . O modelo H2.City Gold, que funcionará com a nova geração de Fuel Cell da Toyota. Esses autocarros movidos a hidrogénio serão os primeiros da frota da EMT Madrid e começarão a operar em 2024.

A CaetanoBus depois de já ter fornecido autocarros a hidrogénio a alguns dos mais importantes operadores em Espanha, como a TMB, ALSA e mais recentemente a AVANZA, e depois de ter vencido em 2022 os concursos da EMT Tarragona, Guaguas e ITC (Instituto Tecnológico de Canarias), já foi premiada pela EMT Madrid para o fornecimento de 10 unidades do modelo Caetano H2.City Gold. Estes autocarros, que são os primeiros autocarros a hidrogénio da EMT Madrid, serão equipados com pilha de combustível de 2ª geração da Toyota e estão programados para serem entregues até ao final do primeiro trimestre de 2024.

O H2.City Gold é um autocarro padrão leve de piso baixo com carroçaria de alumínio que a partir de 2024 será equipado com a nova geração do Toyota Fuel Cell com potência nominal de 70 kW. A Segunda Geração do Toyota Fuel Cell System é mais compacta, mais leve, ainda mais eficiente e fornece mais densidade de potência do que a geração anterior e agora é montada na Europa, nas instalações de Pesquisa e Desenvolvimento da Toyota Motor Europe, em Zaventem, Bruxelas.

Aproveitando esta nova tecnologia, a equipa de engenharia de I&D da CaetanoBus melhorou também a integração do novo sistema no autocarro, utilizando agora o calor libertado pela Fuel Cell Stack para aquecer mais rapidamente e proporcionar mais conforto ao salão de passageiros e cabina do condutor . Com esta atualização do H2.City Gold, a CaetanoBus implementa também outras melhorias que irão potenciar o desempenho do veículo, como a redução ainda maior do consumo de hidrogénio e o conforto de condução. Um passo à frente para atender às expectativas dos clientes atuais e futuros.

Esta encomenda vai aumentar as vendas da CaetanoBus do modelo H2.City Gold, o autocarro elétrico movido a hidrogénio com mais de 115 unidades vendidas para várias cidades europeias na Alemanha, França, Espanha, Portugal e Dinamarca. Acresce que esta encomenda vem reforçar a parceria da CaetanoBus com operadores de autocarros relevantes na área do Hidrogénio, tanto que a EMT Madrid investiu 10,8 milhões de euros na construção de uma central hidroelétrica nas suas instalações em Madrid.

Nuno Lago de Carvalho, Chief Commercial Officer da CaetanoBus, destaca: “Espanha é um mercado chave para a CaetanoBus, e estamos muito satisfeitos por nos tornarmos líderes de mercado ao fornecermos mais 10 unidades do nosso H2.City Gold a outro importante operador de transporte público como a EMT Madrid. A mobilidade a hidrogénio é fundamental para descarbonizar as grandes frotas de autocarros e crucial para combater as alterações climáticas de forma sustentável”.