Notícias | 11 Abril, 2023

CaetanoBus premiada em Estrasburgo no maior acordo-quadro de sempre em França para autocarros a hidrogénio

CaetanoBus awarded by Strasbourg for the biggest ever framework agreement in France for hydrogen buses

Após um concurso internacional rigoroso, o operador de transportes públicos francês CTS - Compagnie des Transports Strasbourgeois selecionou a CaetanoBus para um acordo-quadro para fornecer até 60 autocarros elétricos a hidrogénio nos próximos 5 anos. As unidades H2.City Gold serão equipadas com a nova geração da pilha de células de combustível da Toyota.

A cidade de Estrasburgo, sede do Parlamento Europeu, pretende investir na mobilidade a hidrogénio nos próximos anos, e a CaetanoBus é a primeira empresa premiada para fornecer autocarros elétricos a hidrogénio. Este pode ser um marco importante para a CaetanoBus, uma vez que é o maior acordo-quadro de sempre em França para autocarros elétricos a hidrogénio a um único operador de autocarros, podendo os pedidos chegar a 60 unidades do modelo H2.City Gold.

O H2.City Gold, co-desenvolvido pela CaetanoBus e pela Toyota, é um autocarro padrão de baixo piso e leve, com uma carroçaria em alumínio que, a partir de 2024, será equipado com a nova geração da pilha de células de combustível da Toyota, com uma potência nominal de 70 kW. Os autocarros estão também equipados com uma pequena bateria LTO com uma capacidade de 44 kWh e um grupo motopropulsor com uma potência máxima de 180 kW. Esta é a combinação perfeita para garantir a maior eficiência do mercado. O H2.City Gold terá uma autonomia de mais de 500 km, podendo igualar a autonomia dos autocarros a diesel convencionais numa única recarga.

O mercado francês de autocarros a hidrogénio tem-se desenvolvido muito nos últimos tempos e está a tornar-se um dos mais relevantes na Europa. O H2.City Gold, co-desenvolvido pela CaetanoBus e pela Toyota, está a começar a ter sucesso em França, uma vez que as primeiras unidades neste país já estão em operação com a RATP em La Roche-Sur desde 2022, e a cidade de Les Sables d'Olonne irá receber as suas primeiras unidades este ano. No final de 2022, o H2.City Gold também foi selecionado para fazer parte do catálogo da CATP - Centrale d'Achat du Transport Public. Além disso, um autocarro de demonstração H2.City Gold está a fazer demonstrações em várias cidades francesas, e o feedback dos operadores de autocarros, motoristas e passageiros tem sido extremamente positivo.

O início de 2023 está a ser muito positivo para a CaetanoBus, pois no mês passado assinou também o maior acordo-quadro de sempre na Europa para autocarros elétricos a hidrogénio com a Deutsche Bahn, e mais recentemente foi premiada pela EMT Madrid para fornecer as primeiras 10 unidades de autocarros a hidrogénio H2.City Gold no âmbito do primeiro grande concurso de autocarros a hidrogénio em Madrid.

Agora, com este contrato francês da CTS, a CaetanoBus torna-se o fabricante de autocarros europeu com o maior volume de encomendas
 para autocarros elétricos a hidrogénio.

"Estamos muito satisfeitos por fazer parte do aumento das frotas a hidrogénio na Europa, a fim de apoiar as metas de descarbonização e ajudar as gerações futuras a terem uma melhor qualidade de vida. A mobilidade a hidrogénio é crucial para a descarbonização do transporte público, e estamos muito empenhados em fornecer esta tecnologia agora à cidade de Estrasburgo e no futuro a mais cidades francesas", afirmou Nuno Lago de Carvalho, Diretor Comercial da CaetanoBus.