Notícia CaetanoBus Notícia CaetanoBus Notícia CaetanoBus

Vem aí o Fuel Cell Bus

Decorreu ontem em Lisboa a apresentação oficial do projeto Fuel Cell Bus, um projeto da CaetanoBus para construção de um autocarro com tecnologia de pilha de combustível, em parceria com a Toyota.

Aproveitando o facto de se encontrar em Lisboa o Energy Observer, o primeiro catamarã movido a hidrogénio a dar a volta ao mundo e também o Mirai, o automóvel da Toyota a hidrogénio, a CaetanoBus anunciou o lançamento do autocarro com a mesma tecnologia e deu assim mais um passo significativo no desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões.

Os primeiros autocarros de pilha de combustível com zero emissões irão começar a sair das linhas de produção da CaetanoBus no final do próximo ano. Esta é a primeira vez na Europa que a Toyota irá fornecer os seus sistemas de pilha de combustível, tanques de hidrogénio, entre outros componentes para produção de autocarros, neste caso à CaetanoBus.

Esta parceria representa mais uma vez o contributo, não só da CaetanoBus mas também da Toyota, para uma sociedade baseada no hidrogénio e livre de emissões CO2. O lançamento oficial do projeto Fuel Cell Bus, contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que felicitou mais uma vez a indústria portuguesa, por se encontrar na vanguarda da mobilidade “verde”.

O desenvolvimento deste projeto reforça a já longa relação entre a Toyota e a Salvador Caetano, parceria esta que se estende agora à CaetanoBus com a difusão da tecnologia de hidrogénio em autocarros e a sua comercialização no mercado europeu.

 

Arquivo

Notícias Recentes