Notícia CaetanoBus Notícia CaetanoBus Notícia CaetanoBus

Primeiro autocarro elétrico CAETANO chega a Guimarães

Primeiro autocarro elétrico CAETANO

Já circula em Guimarães o primeiro autocarro urbano 100% elétrico – o CAETANO e.City Gold – o qual foi apresentado publicamente na passada quinta-feira. O e.City Gold está agora ao serviço dos Transportes Urbanos de Guimarães, empresa detida pela Arriva Portugal, e irá suprir as necessidades de mobilidade sustentável da cidade, contribuindo assim para a redução da sua pegada ambiental.

A apresentação oficial do novo autocarro elétrico da marca CAETANO realizou-se no dia 29 de março e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. Na viagem inaugural até aos paços do concelho o novo urbano elétrico percorreu a Linha Cidade, a qual será a sua rota diária.

O CAETANO e.City Gold é um autocarro urbano 100% elétrico, totalmente desenvolvido pela CaetanoBus. O veículo resulta da combinação entre a conceituada experiência no desenvolvimento de autocarros urbanos com carroçaria em alumínio, e a nova geração de veículos CAETANO com motorização amiga do ambiente. Com uma elevada capacidade de lotação, o e.City Gold destaca-se pelas suas baterias de última geração, zero emissões diretas e ausência de ruído.

Guimarães torna-se assim a primeira cidade portuguesa a ter em operação um autocarro 100% elétrico fornecido por uma empresa portuguesa. Equipado com um pack de baterias de 150kWh, o autocarro foi desenvolvido com tipologia low floor e com acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Para além disso, apresenta como vantagens a redução de custos de manutenção e de energia relativamente aos autocarros não elétricos, bem como a melhoria da qualidade de vida e a redução da poluição nas cidades.

 

Até ao final deste ano, a CaetanoBus irá ainda fornecer em Portugal outras 21 unidades deste modelo, confirmando assim a aposta nacional no que toca a veículos de mobilidade limpa. A entrada em circulação do e.City Gold é a prova de que um autocarro elétrico pode ser viável e assinala um momento importante na área da mobilidade elétrica nacional.

Arquivo

Notícias Recentes